Finalmente, após a divulgação dos resultados preliminares do Censo Econômico 2012, podemos conhecer o tamanho real do comercio de Cidade do Leste.
USD 20 bilhões em vendas anuais!
A surpresa, além do número espetacular – o triplo das vendas de Asunción-, é que metade das compras em Cidade do Leste são realizadas não por turistas e sacoleiros, mas pelos próprios paraguaios, moradores principalmente das prósperas colônias agrícolas da região leste do país.
Com mais de 45.000 trabalhadores, a área comercial de Cidade do Leste gera um Produto Interno bruto de USD 5,1 bilhões, ou 10% do PIB paraguaio.
Igualmente importante é o fato de quase metade dos trabalhadores deste comercio serem brasileiros, moradores em Foz de Iguaçu, e grande parte dos proprietários das lojas também residem do lado brasileiro.
Os dados só reforçam o que já sabíamos.
Cidade do Leste é tão importante para Foz como o turismo das Cataratas.
Exatamente por isso, a queda do movimento comercial da cidade paraguaia afetou em muito a capital das cataratas, ajudando a aumentar a delinquência e a desocupação em uma cidade que não encontrou ainda alternativas para a substituição do trabalho no lado paraguaio, ao contrário de Cidade do Leste, que vem crescendo nas áreas de serviços, construção, agronegócio e principalmente, industrialização.