Este número representa aproximadamente 7% da população paraguaia, uma das mais altas densidades da América Latina.
De acordo com reportagem do diário La Nación, da capital paraguaia, houve um crescimento de 14,7% no número de usuários no I semestre deste ano. Os dados são da CONATEL, Conselho Nacional de Telecomunicações.
Os números são ainda mais ressaltantes levando-se em conta que no Paraguai, 35% da população ainda vivem nas áreas rurais.
Como comparação, no Brasil, no I trimestre deste ano, a banda larga alcançou uma densidade de 7,46% da população, de acordo dados da empresa de consultoria TELECO.
Empresas de celular destacam-se
Nos últimos quatro anos houve uma verdadeira explosão do setor de Internet no mercado paraguaio.
Como comparação, em 2007 a quantidade de usuários banda larga chegavam a somente 16.000.
A grande evolução deve-se, principalmente, à massificação dos planos, ou combos, das empresas de telefonia móvel do país.
Por apenas R$ 60,00 mensais, é possível adquirir um notebook + celular + internet, o que vem popularizando cada vez mais os acessos.
Levando-se em conta que o Paraguai é um dos países de maior densidade celular na América Latina, e com o forte aumento da renda, através do crescimento médio de 7% ao ano da economia desde 2003, é fácil entender o fenômeno.
Na atualidade, 60% dos mais de seis milhões de aparelhos celulares em uso, possuem tecnologia de acesso à Internet.
Levando-se em conta a continuidade do alto crescimento econômico e do aumento da concorrência via TV a cabo e a da entrada da empresa celular estatal VOX no mercado, pode-se prever, para final de 2011, chegar a 500.000 acessos banda larga.