Avança complementação da Cadeia Têxtil e Confecçõe.
Integrar a economia regional através da complementação econômica, criando as condições para o desenvolvimento sustentável do Brasil com os demais países da região.
De utopia à realidade, é o que vem sendo feito, desde 2010, através do projeto BRASPAR, no setor têxtil e confecções, entre os estados do Paraná e a República do Paraguai.
De um lado, o setor paranaense de confecções necessita de 3.500 profissionais, só para a demanda mais imediata, de acordo com Álvaro Baggio, vice-presidente do SINDVEST Paraná.
“Hoje está quase impossível encontrar mão de obra de nível técnico no Estado. Esta situação tem reduzido nossas possibilidades de expansão, e competição com os asiáticos, especialmente os chineses, no nosso próprio mercado interno”, desabafa o executivo, dono da grife Ácqua Fresca, de Curitiba.
Na contramão, o Paraguai tem mão de obra jovem sobrando, disponível para trabalhar no setor industrial.
E o setor confeccionista paraguaio vem-se destacando pelo avanço na exportação de seus produtos a mais de 20 mercados, desde a última década.
A partir desta realidade, o BRASPAR, em conjunto com os grêmios setoriais paranaenses e paraguaios, promoveu em 2010 a I Expo Moda Paraná-Paraguay, nos dias 12 e 13 de abril de 2010, em Cianorte.
Participaram os responsáveis de algumas das maiores empresas dos dois países, como Osmoze, Morena Rosa e La Rossi, e Gran Bahía, Kalúa e Robles.
Sucesso em números
O resultado do trabalho de complementação industrial deste setor não se fez esperar.
As exportações paraguaias ao Brasil, na área de confecções, cresceram 73% entre janeiro de 2010 e maio de 2011, alcançando a marca de USD 17 milhões em vendas.
Até o final do ano, se continuar esta evolução, as confecções paraguaias colocarão no mercado nacional mais de USD 40 milhões.
II Expo Moda Paraná-Paraguay
Tendo em vista os resultados alcançados, será realizada, no período de 12 a 15 de setembro, em Asunción e Cidade do Leste, a II Expo Moda Paraná-Paraguay, reunindo mais de 40 empresários dos dois países.
A organização é feita conjuntamente entre o setor de confecções da FIEP, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e o BRASPAR, Centro Empresarial Brasil-Paraguay, com apoio da Asociación de Industriales Confeccionistas del Paraguay, da Unión Industrial Paraguaya, REDIEX e da Embaixada do Brasil em Asunción.
Encontros empresariais e visitas a indústrias
No dia 13 de setembro, os empresários paranaenses se encontrarão com seus pares de Asunción, realizando-se visitas técnicas a indústrias locais no mesmo dia.
Dia 14 de setembro, o encontro de negócios será em Cidade do Leste, que hoje concentra parte importante da indústria confeccionista paraguaia, e onde vêm-se instalando as principais indústrias brasileiras do setor, como Penalty, Cortinerías del Paraguay e Quality Cotton.
No último dia da missão, 15 de setembro, serão realizadas visitas a indústrias locais.