Crescimento esperado é de 20% em relação a 2010.
A previsão é da Câmara Paraguaia de Meios de Pagamento, durante seu encontro anual denominado Card Meeting 2011, realizado dia 09 de agosto no Hotel Sheraton.
Até o final do ano, o total de cartões de crédito deve chegar a 1.328.000, aumento de 146% sobre dezembro de 2006, quando as vendas anuais não superavam USD 350 milhões.
Com o crescimento vertiginoso da economia, ao ritmo de 7% anual desde 2003, houve um aumento considerável na bancarização, assim como no aumento dos créditos em todos os setores, refletindo, também, no maior uso dos cartões de crédito.
Considerando o volume de crédito no país, que deve encerrar o ano em mais de USD 10,5 bilhões, os empréstimos via cartões representam 14% do total.
Mais de 13.000 comércios no país já utilizam este meio de pagamento.
Banco Central não conseguiu reduzir vendas
O resultado do crescimento do crédito mostra que a politica contrativa implementada pelo Banco Central do Paraguai não alcançou seu objetivo, que era reduzir o crédito no consumo.
Por outro lado, o resultado mostra que a economia paraguaia continuara evoluindo ao ponto de alcançar as estimativas de crescimento projetadas pelo FMI e BRASPAR, de aproximadamente 7% para 2011.