Apesar da crise internacional, as exportações paraguaias pelo regime de Maquila (drawback ampliado) cresceram 61% no primeiro semestre de 2018 em comparação com 2017, ano em que se exportaram manufaturados por mais de USD 447 milhões sob este regime, sendo o MERCOSUL o principal destino.
A “Maquila” é um benefício tributário específico para exportação industrial e de serviços.
O benefício deste regime é a importação de bens de capital e insumos com suspensão de impostos, com a finalidade de exportação, pagando-se somente 1% sobre o valor da fatura exportação, e pode ser utilizado por qualquer empresa legalmente constituída sob a legislação paraguaia, podendo também produzir e comercializar seus produtos no mercado local, pagando os impostos internos correspondentes sobre matérias primas e insumos, assim como o Imposto de Renda local.
Atualmente, mais de 150 empresas estrangeiras, sendo aproximadamente 70% brasileiras, beneficiam-se deste regime, além de dezenas de indústrias paraguaias subcontratadas.
Os principais setores são autopeças, plásticos, têxtil e confecções, couro e calçados, químicos, equipamentos médicos e eletrônicos.