Saiu na última semana o ranking 2011 de Inovação Global, realizado pela INSEAD, uma das principais escolas de negócios da Europa.
De acordo com o trabalho, o Brasil subiu 21 posições, tornando-se o 3º colocado na América Latina e Caribe e o 47º a nível mundial.
Outro destaque do novo ranking foi a evolução paraguaia.
O país passou da 127ª posição em 2010, para a 74ª colocação em 2011, um salto espetacular, graças, principalmente, a ITAIPU Binacional, e ao acesso e difusão de conhecimento.
Ranking sobre Inovação Global – GLOBAL INNOVATION INDEX 2011.
ITAIPU fez a diferença no Paraguai
Dois dos principais indicadores utilizados pelo INSEAD para elaboração de seu ranking, Energia (produção e consumo) e Recebimento de Royalties estão diretamente relacionados à Binacional.
No setor Energia, o Paraguai ocupa o 2º lugar, atrás, somente, da Noruega, sendo que os paraguaios encontram-se em 1º em uso de energia renováveis sobre o total da energia consumida.
Neste item, 78% de toda a energia elétrica consumida pelo Paraguai advêm de ITAIPU, enquanto no Brasil esta participação é de 18%.
Já em relação a recebimento de royalties per capita, o país também ocupa a 2ª posição, atrás, somente, da Guiana.
Anualmente, o Paraguai recebe aproximadamente USD 240,00 milhões em royalties provenientes da produção de energia elétrica de ITAIPU.
Avanço brasileiro graças à criatividade e infraestrutura geral
O indicador mais importante para o avanço brasileiro foi o item da exportação de serviços criativos, onde o país colocou-se em 2º lugar, depois da Holanda, permitindo que no setor de Criatividade, o Brasil ocupe o 12º lugar no mundo.
Na parte da infraestrutura geral, o Brasil veio ocupar a 23ª colocação, sendo o 1º colocado na América Latina, e superando, inclusive, os EUA, 63º colocados.
Fonte: INEESPAR (WWW.ineespar.com.br).