[vc_row 0=””][vc_column][vc_column_text 0=””]
Desta forma, os agentes econômicos e o Banco Central elevaram a previsão do PIB guarani para 4,1% em 2017, o qual seria o maior da América Latina neste ano.
Exportações paraguaias do Brasil de confecção crescem 47% em 2017
Os dados são do MDIC (Ministério do desenvolvimento, Indústria e Ciência) do Brasil.
Todos os setores tiveram importante crescimento, principalmente o de mantas, travesseiros e cama, mesa e banho, assim como malha em geral.
Como comparação, nos primeiros cinco meses do ano as exportações paraguaias equivaleram a 15 vezes as exportações uruguaias e 17 vezes às argentinas ao Brasil, tornando o Paraguai um dos principais exportadores de têxtil e confecções ao Brasil no mundo.
Indústria cria 38.000 novos postos de trabalho em um ano
Os dados referem-se somente à Área Metropolitana de Asunción, na comparação entre o I trimestre de 2017 sobre igual período de 2016.
Isso demonstra a vitalidade do atual ritmo de industrialização guarani em relação aos demais países da região, uma vez que o Paraguai pretende rapidamente mudar sua matriz exportadora de essencialmente agronegócio para a diversificação manufatureira.
Empresas de todo o mundo hoje procuram território paraguaio para implantar suas manufaturas com vistas à exportação não só ao Brasil mas a toda a América Latina, EUA e União Europeia, levando em conta a competitividade que o setor manufatureiro ganha em solo guarani.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]