Nesta semana, dia 09 de julho, inicia-se a mais importante feira de negócios do Paraguai, e uma das maiores do MERCOSUL, no município de Mariano Roque Alonso, Área Metropolitana de Asunción.
A Feira Internacional da Indústria, Comércio e Serviços reúne anualmente quase 2.000 expositores e 800.000 visitantes, esperando-se, para este ano, alcançar um milhão de freqüentadores, naquela que será a Exposição do Bicentenário da Independência.
Com duração de 15 dias, participam da Feira não só empresários paraguaios, mas centenas de empresas estrangeiras.
Só a Argentina conta, anualmente, com três grandes pavilhões.
Com esta estratégia, os platinos duplicaram sua participação na pauta de importações de manufaturados paraguaios ao longo dos últimos doze anos.
Participação brasileira
O Brasil, na contramão, até 2010 não participava de forma organizada.
Como conseqüência, os produtos nacionais reduziram sua participação a 25% do mercado paraguaio, enquanto em 1998 esta era de 50%. Isso significa que as empresas brasileiras deixam de vender, em 2010, USD 2,4 bilhões em manufaturas em território guarani.
Para reverter a situação, neste ano a Embaixada do Brasil em Asunción contará com um stand de 100 metros quadrados, no qual estarão a delegação da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, o FORO BRASIL e o BRASPAR.
Participação do BRASPAR
Pelo segundo ano, o BRASPAR participará da Feira, sendo que neste evento, 21 empresários do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Santa Catarina, já confirmaram presença ao longo das próximas duas semanas, a convite do Centro Empresarial Brasil-Paraguai.
Ainda podem participar
Os empresários brasileiros que desejarem participar da Feira ainda podem fazê-lo, através do site WWW.braspar.org/expo ou ainda clique aqui e faça sua INSCRIÇÃO ON-LINE AGORA.
Até dia 24, o BRASPAR estará recepcionando o empresariado nacional para contato de negócios com empresas paraguaias.