Neste 27 de agosto a AMBEV comemorou 100 anos de CERVEPAR, maior empresa cervejeira paraguaia, pertencente ao grupo belgo-brasileiro.
A empresa, que em 1910 começou suas operações com 8 funcionários conta hoje com 500 empregados na produção da bebida, e outros 200 em uma moderna cristaleria, que não só fabrica para o mercado interno, mas também para a exportação.
A CERVEPAR produz, atualmente, 250 milhões de litros/ano, representando 80% do consumo interno paraguaio..
Moderna cristaleria
Em 2007, a AMBEV inaugurou no Paraguai uma moderna cristaleria, com investimento de USD 10 milhões, para produção de 100 toneladas diárias de garrafas para cerveja e refrigerantes.
Nos próximos anos, a empresa prevê exportar USD 50 milhões anuais de produtos aos mais diferentes mercados.
Diversos países da região disputaram o investimento da gigante brasileira, que pelas vantagens de custo/benefício, escolheu o Paraguai.
USD 100 milhões em investimentos
Só na última década, a AMBEV investiu USD 100 milhões na ampliação da unidade paraguaia e na cristaleria.
A capacidade máxima de produção no Paraguai é da ordem de 3,2 milhões de hectolitros – 320 milhões de litros-, havendo chegado, em 2009, aos 250 milhões de litros produzidos.
Só em impostos, a AMBEV paga USD 60 milhões anualmente ao governo paraguaio.
Paraguaios consomem 50 litros per capita de cerveja
Uma da principais razões para o continuado investimento no país é o alto consumo per capita, que na atualidade encontra-se em 50 litros por habitante, similar ao do Brasil, e um dos maiores da América Latina.
Como comparação, em 2001 cada habitante consumia 32 litros.