Criado em 1974 pelo então prefeito Jaime Lerner e sua equipe, o sistema BRT (bus rapid transport) ganhou o mundo, tendo sido implementado em mais de 300 cidades, da Colômbia à Ucrânia, dos EUA à Ásia.
E o mais novo adepto deste sistema de transportes urbanos é o Paraguai
O governo do Presidente Horacio Cartes acaba de aprovar no Senado, por unanimidade, o inicio da implantação do METROBÚS ELÉTRICO, em um trecho inicial de 17 kms, que transformará o sistema viário da Área Metropolitana de Asunción, reduzindo pela metade o tempo gasto entre Asunción e o maior cinturão industrial do país.
Para implementação do sistema, cuja construção deve iniciar em 2014 com fundos do BID, o governo projeta, também, a utilização de uma Parceria Público Privada, onde as empresas privadas operação o sistema BRT.
Este traçado, entretanto, é somente o primeiro a ser implantado, sendo que o modelo BRT deve ser desenvolvido nos próximos anos na integração dos dez municípios que integram a Área Metropolitana de Assunção, que conta, hoje, com mais de dois milhões de habitantes, e grandes investimentos industriais e comerciais ao seu redor.
Mais uma grande oportunidade para as empresas brasileiras.